3 dicas para incentivar a redução de plástico em sua empresa em 08/09/2021

3 dicas para incentivar a redução de plástico em sua empresa

Pensar em soluções sustentáveis se tornou cada vez mais necessário. Afinal, é preciso rever hábitos e mudar a forma de agir a fim de preservar o meio ambiente e cuidar do planeta. Reduzir o consumo de plástico se tornou uma questão de urgência, aliás, você sabia que, de acordo com o Fundo Mundial para a Natureza, o Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico no mundo?

Conforme um relatório divulgado pelo Ocean Conservancy em parceria com a McKinsey, aproximadamente 8 milhões de toneladas de resíduos plásticos chegam aos oceanos todos os anos. E o resultado desse consumo desenfreado de plástico pode ser catastrófico para as próximas gerações. Por isso, é urgente a mudança de hábitos. Implementar soluções mais conscientes e amigas do meio ambiente é uma forma de preservar o local em que vivemos.

Seja dentro de casa ou mesmo nas empresas, rever aquilo que era comum, como o consumo exagerado de plástico em embalagens, canudos e copos descartáveis, se faz cada vez mais necessário. Em muitos locais, inclusive, é proibida a distribuição desses itens, como uma forma de mudar a realidade a partir de pequenas atitudes. Nos últimos anos, os tradicionais canudinhos de plástico, por exemplo, deram lugar a opções sustentáveis, como os canudos de bambu, papel e metal.

Além de substituir o canudo por opções menos agressivas ao meio ambiente, é possível adotar outras práticas para ser mais sustentável no dia a dia. De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE), os brasileiros utilizam mais de 720 milhões de copos descartáveis por dia, resultando em aproximadamente 1,5 mil toneladas de lixo diariamente.

Se você ficou impressionado com os números que encontrou neste artigo, que tal começar a rever algumas práticas no seu dia a dia? Mesmo dentro da empresa, é possível implementar soluções que visam a redução dos resíduos, o consumo consciente e o cuidado com o meio ambiente.

3 dicas para reduzir o consumo de plástico na sua empresa

Prefira os copos reutilizáveis

Milhões de copos plásticos são descartados diariamente. E você já parou para pensar no quanto de lixo você produz ao tomar um simples cafezinho na sua empresa? Faça o cálculo: Se você tomar um café por dia no escritório, utilizando um copo descartável toda vez, ao fim de um ano você terá descartado mais de 200 copos, produzindo um lixo desnecessário. Afinal, você pode implementar na sua rotina o uso de uma xícara reutilizável. E o mesmo vale para a água: que tal levar para o trabalho um copo de sua casa e, assim, não utilizar mais os descartáveis?

Fique atento às embalagens dos produtos

Na hora de adquirir produtos para o escritório, uma dica é ficar de olho nas embalagens em que eles são comercializados. Muitas vezes, o plástico é utilizado em situações cada vez mais desnecessárias, com embalagens que vão na direção oposta ao consumo consciente. Por isso, prefira aquelas marcas que praticam a redução de plástico nas suas embalagens, oriente-se sobre locais de descarte e fique atento às empresas que utilizam materiais reciclados para embalar seus produtos.

Promova ações de conscientização

Ter uma equipe engajada é essencial para diversas causas dentro da empresa. Então, que tal incentivar os bons hábitos do seu time através de ações de conscientização? Muitas vezes, consumimos plástico em excesso no dia a dia e sequer percebermos, por isso, falar a respeito desse assunto é importante. As atividades dentro da empresa, como palestras, bate-papos e desafios podem ser excelentes recursos para promover o consumo consciente e reduzir o uso de plástico diariamente.

Leia também: Tudo que você precisa saber para abrir a sua padaria

Gostou das dicas? Continue acompanhando o blog da Panifício Mallet e fique por dentro de mais conteúdos como esse.

Outros Posts