Padaria organizada: Saiba como expor os produtos em 02/02/2021

Padaria organizada: Saiba como expor os produtos

Além de oferecer produtos de qualidade e um atendimento impecável, para alcançar o sonhado sucesso de uma padaria é essencial olhar com atenção para o ponto de venda. Aorganização do local, bem como a harmonia entre os elementos que compõem o espaço são fundamentais para que o cliente possa se sentir à vontade para fazer suas compras.

Manter o local limpo, bem organizado e adequado para receber o público é um detalhe primordial, no entanto, outros artifícios podem ser utilizados com o intuito de estimular as compras. De maneira geral, independentemente do setor de atuação, o ponto de venda (PDV) tem papel fundamental nessa etapa e existem diversas alternativas para deixar a padaria mais atrativa visualmente. Para melhorar as vendas e conquistar cada vez mais clientes, a exposição dos produtos é a chave do negócio. Atente para a distribuição de cada item e invista em um bom projeto para ver o seu faturamento aumentar a cada mês.

Detalhes essenciais para uma padaria de sucesso

Separamos algumas dicas essesciais que vão te ajudar a organizar a sua padaria da melhor forma possível, garantindo a satisfação do cliente.

Setorize seu espaço

A primeira dica, apesar de básica, pode passar desapercebida por muitos empresários e donos de padarias. Por isso, atente para ela: setorize seu espaço. Ou seja, organize os produtos conforme o tipo, dessa forma, eles estarão melhores representados, além de facilitar a procura. Pães de um lado, industrializados de outro e assim por diante. Investindo nesta técnica, a visibilidade dos produtos tende a ficar mais agradável e a experiência dos clientes também.

Disposição dos balcões

A disposição dos balcões também é fundamental nesta organização. Para facilitar a circulação de pessoas no ambiente interno, prefira organizar os balcões de atendimento sempre nas laterais, próximos às paredes. Além disso, os refrigeradores, bem como os freezers para produtos congelados, podem ficar dispostos em áreas específicas, sem ocupar áreas centrais da loja. Opte por colocar no centro, ou seja, no local de maior circulação, aqueles produtos que você considera o “carro-chefe” da sua padaria, os itens mais vendidos e queridinhos pelos clientes.

Comunicação visual

Além de centralizar seus produtos mais vendidos, aposte em uma boa comunicação visual para o espaço. Invista em expositores modernos e elegantes, não abra mão de uma boa iluminação e mantenha sempre a organização dos itens. Esses detalhes, inconscientemente, chamam a atenção dos clientes, que imediatamente tendem a se dirigir a esta área assim que entrarem na padaria. Não se esqueça de manter a fluidez entre os expositores, sem obstruir o caminho. A circulação deve sempre ser priorizada, fazendo com que o cliente se sinta à vontade e confortável desde a entrada da loja.

Além dos balcões e mesas para exposição de produtos, prateleiras também podem ser ótimas aliadas quando a ideia é criar um visual diferenciado para o interior da padaria. Se você optar por este elemento, lembre-se de investir em uma boa iluminação, com o intuito de destacar os produtos expostos. Além disso, para facilitar a visualização e permitir que o consumidor identifique todos os itens, uma boa alternativa é inclinar as prateleiras, oferecendo uma boa experiência visual.

Em épocas de promoções, abra espaço para os produtos em destaque. Invista em uma boa comunicação visual. Cartazes chamativos e placas indicando os itens promocionais, bem como seus preços, devem estar em evidência dentro da loja.

Identifique os produtos

Outra dica é garantir que todos os produtos estejam identificados. E ela vale, principalmente, para o setor da panificação ou dos doces e salgados. Coloque-se no lugar do cliente e entenda que ele não é especialista na área. Dessa forma, os itens devem estar identificados, se possível com uma breve descrição, facilitando a tomada de decisão. Lembre-se, ainda, de colocar os preços em todos os produtos expostos.

Organização e limpeza

Pensando em questões higiênicas, obviamente todos os produtos alimentícios devem estar embalados e, aqueles vendidos na padaria/confeitaria, sempre alocados em vitrines fechadas, com a temperatura adequada para o condicionamento.

Há normas específicas que podem ser conferidas no site da Anvisa, que indica os recipientes mais adequados para acondicionar esses produtos.

Além disso, verifique a limpeza do local e controle, por exemplo, a entrada de insetos, tais como moscas. Lembre-se: a higiene é fundamental para a boa imagem da sua padaria. Para garantir também a adequação da padaria às normas de vigilância sanitária, entre em contato com o órgão responsável do seu município e veja quais são as exigências.

Com essas dicas, é possível criar um ambiente harmônico e diferenciado, capaz de conquistar até mesmo os clientes mais exigentes. Não abra mão da estética e valorize sempre os seus melhores produtos. Capriche na organização da sua padaria e veja as suas vendas aumentarem mês a mês!

Outros Posts